FIFO: Organizando as filas de Jogos de forma prática e colaborativa.

Estudo de caso em UX/UI Design, parte do Programa de Formação do Grupo FCamara. Projeto elaborado em equipe com desenvolvedores backend/frontend e designer.

O desafio

Organizar filas para os jogos que a empresa disponibiliza aos colaboradores na unidade de Santos.

A FCamara é uma empresa que entende o dinamismo e velocidade do mundo da tecnologia, e pensando no bem-estar de seus consultores oferece uma área de descompressão e relaxamento com diferentes jogos e ambiente integrado, confortável e descontraído, onde os colaboradores vão relaxar e refrescar a mente entre uma tarefa e outra, ou no seu tempo livre.

A dinâmica e uso da área de jogos é feita de forma descontraída no dia a dia da unidade (que possui quase 100 colaboradores), o que acaba gerando uma alta demanda no uso do espaço e acarreta em filas informais feitas no boca a boca (ou naquele velho caderninho), tempo de espera pelos jogos não otimizado e até impossibilitando algumas pessoas de jogar quando querem.

Nosso desafio foi propor uma solução para resolver esse problema das filas, entregando o mínimo produto viável (tradução do termo em inglês Minimum Viable Product — MVP) de um sistema online responsivo, que pudesse ser usado pelos colaboradores da empresa de forma prática e eficiente em sua rotina.

#Regra de negócio: Os colaboradores que querem utilizar os jogos da área recreativa da empresa adicionam seu nome no sistema de filas de acordo com a preferência de jogo, afim de criar uma lista pública para que todos possam acompanhar o uso do espaço.

Processo e pesquisa

Nosso primeiro passo como equipe foi entender o problema e estruturar algumas hipóteses para o MVP, realizando um brainstorm de conceitos, valores, funções e possibilidades, direcionando e alinhando nosso pensamento acerca do produto que iríamos construir. Uma vez que nosso produto é feito para os usuários, a primeira etapa foi entender o problema a partir do ponto de vista deles e também suas dores, dificuldades e como eles lidam com isso hoje em dia.

Utilizando o processo de Double Diamond, como Designer (e em alguns momentos como Product Owner) do projeto, iniciei pesquisas com os usuários utilizando de questionários e conduzindo entrevistas por chamada de voz, afim de coletar dados quantitativos e de valor para entender melhor o problema e ter um panorama geral do sentimento e comportamento do usuário no cenário atual. Além das pesquisas roteirizadas, também pude conversar com os consultores da empresa em diversos momentos, assimilando informações essenciais para o desenvolvimento do projeto.

Processo Duplo Diamante (Double Diamond) — do problema à solução
Processo Duplo Diamante (Double Diamond) — do problema à solução
Processo Duplo Diamante (Double Diamond) — do problema à solução

Adicionando à esse processo também busquei em serviços similares como eles lidam com esse tipo de problema (benchmark), e assim, entender alguns pontos chave que já estão firmados no mercado. Eis os sistemas pesquisados e seus destaques:

Benchmark — pesquisa de serviços similares de fila digital
Benchmark — pesquisa de serviços similares de fila digital
Benchmark — pesquisa de serviços similares de fila de espera digital

Por dentro do problema

Os dados coletados nas pesquisas e também as conversas com os usuários (colaboradores da empresa) trouxeram informações relevantes sobre as dificuldades e comportamentos de uso das instalações.

Dados coletados através de formulários e entrevistas com usuários

Através das ferramentas de Matriz CSD (certezas, suposições e dúvidas) e Card Sorting, foi possível gerar os principais insights da pesquisa:

  • Grande parte dos usuários compartilham um intervalo de tempo livre no dia a dia, gerando maior requisição e fluxo de pessoas no espaço, resultando em filas de espera e aglomeração no ambiente;
  • Maior concentração de pessoas na área de jogos tende a gerar mais barulho no escritório, impactando no desenvolvimento das atividades de outros colaboradores;
  • A organização de um sistema para fila de jogos pode permitir que os colaboradores aproveitem o espaço e o tempo livre de forma mais otimizada;
  • Colaboradores que fazem uso do espaço de descompressão conseguem relaxar e aliviar o estresse, e sentem melhora no desempenho de suas atividades de trabalho.

Você pode acessar o formulário de pesquisas aqui

Perfil do usuário

Durante a pesquisa, me deparei com diferentes perfis de usuário — os que enfrentam filas e esperam pelos jogos e os que sempre dão sorte e não pegam fila nenhuma. Ninguém gosta de esperar, ainda mais quando se tem uma rotina corrida, e pensando nisso nossa principal Persona foi focada no perfil de quem enfrenta espera pelos jogos.

Perfil da principal persona da pesquisa
Perfil da principal persona da pesquisa
Perfil da principal Persona da pesquisa

A ferramenta de Personas nos ajuda a mergulhar e visualizar o que deveria ser o foco principal de qualquer produto: as pessoas que vão utilizá-lo.

Jornada do usuário

O mapa de jornada do usuário é uma ferramenta excelente que nos dá uma visão ampla e ao mesmo tempo detalhada acerca do comportamento e interação do usuário com o produto que estamos desenvolvendo, gerando valiosos insights para o negócio.

Jornada do Usuário — Mapa de informações, pontos de contato, ganho e dor
Jornada do Usuário — Mapa de informações, pontos de contato, ganho e dor
Jornada do Usuário — Mapa de informações, pontos de contato, ganho e dor

Acesse também o perfil da Persona e Jornada do Usuário nesse link

Solução/ proposta do projeto

A idealização do projeto foi feita com toda a equipe através de um brainstorm, e aqui nós deixamos o pensamento fluir! Geramos todas as ideias possíveis para nossa aplicação, considerando funcionalidades básicas e até extras que gostaríamos de agregar como valor para o usuário.

Dentro do período do Programa nossa meta era entregar um MVP, logo tivemos que priorizar as funcionalidades que agregariam mais valor para resolver as seguintes dores dos usuários:

  • Acompanhar sua posição na fila do jogo
  • Não precisar esperar fisicamente no espaço pela sua vez

Com isso, trouxemos o nosso

#fifo — uma plataforma para organização de filas dos principais jogos utilizados na empresa, que trabalha de forma colaborativa com os usuários, apresentando em tempo real as listas de espera e de usuários em jogo.

Fluxo do Usuário

Definindo nossas funcionalidades essenciais para o valor do produto, foi feito um roteiro descritivo dessas tarefas, que auxiliou na visualização do sistema pela equipe e a construir os principais fluxos do usuário — veja os fluxos aqui.

Prototipação

Representando as informações e funcionalidades principais definidas durante a pesquisa, elaborei as principais telas e ações em um wireframe, seguindo após com as primeiras telas responsivas em média fidelidade para o início do desenvolvimento.

Wireframe das telas essenciais — principal dispositivo de acesso
Principais telas em versão de média fidelidade do protótipo — versão desktop
Principais telas em versão de média fidelidade do protótipo — versão desktop
Principais telas em versão de média fidelidade do protótipo — versão desktop
Protótipo web responsivo — média fidelidade versão mobile e tablet
Protótipo web responsivo — média fidelidade versão mobile e tablet
Protótipo web responsivo — média fidelidade versão mobile e tablet

Telas do protótipo wireframe e média fidelidade

Alta fidelidade e Testes de usuário

Partindo para as telas em alta fidelidade do MVP e um protótipo navegável do principal dispositivo de acesso, foram feitos testes com usuários que compartilham o perfil da principal persona e encontramos alguns problemas de usabilidade em nossa interface. Após os testes, a equipe se reuniu para revisar os problemas e viabilizar as possíveis soluções, refinando a interface para a entrega do sistema.

Telas responsivas do protótipo em alta fidelidade — algumas telas e elementos permaneceram os mesmos desde a versão em média fidelidade.

Acesse aqui o protótipo navegável e as telas responsivas entregáveis.

Pensando longe

Devido à priorização das funcionalidades chave para um MVP tivemos que deixar algumas ideias para implementar nas futuras versões, já que elas foram consideradas bônus para a experiência do usuário.

Algumas propostas de funcionalidades para futuras versões do sistema

Sabendo que a Empresa possui outra unidade, pensamos e estruturamos nosso produto de forma que pudesse ser implementado também na matriz em São Paulo, exibindo inicialmente nessa versão uma tela de seleção de unidade, onde o sistema identifica e categoriza os jogos disponíveis em cada local, entregando ao usuário informações personalizadas do seu espaço.

#Nota: durante a fase de pesquisas também entrevistamos colaboradores da matriz e vimos que a área de jogos/descompressão está em expansão — atualmente conta com um console de vídeo game e uma sala para relaxamento e possíveis eventos internos.

Aprendizado

Durante o projeto usamos a metodologia ágil Scrum, trabalhando com check-lists e entregas semanais no modelo de Sprints, formando de início todo o escopo do projeto e quebrando-o em tarefas menores — um processo inédito para toda a equipe que nos permitiu ter uma visão macro estratégica de todo o projeto.

Como UX e primeira experiência “real” de projeto, minha principal dificuldade foi trabalhar em paralelo as etapas de pesquisa e definição, prototipação e desenvolvimento do sistema — uma vez que devido ao prazo de entrega as atividades (design, frontend e backend) desdobravam-se ao mesmo tempo, e as tarefas de uma vertente não poderiam impossibilitar as demais.

Durante o Programa também tivemos abertura e acesso à mentorias com profissionais da empresa, além lives e bate-papos sobre assuntos como Design Responsivo, desenvolvimento humano e apresentação de um Pitch (+ vários outros). Todo esse apoio e conteúdo foi fundamental para o desenvolvimento desse produto, e os #sanguelaranja estavam sempre dispostos e pacientes para conversar conosco.

#Nota final: o desafio vivenciado nesse Programa me proporcionou uma quantidade enorme de aprendizado e experiência, e eu gostaria de deixar registrado meu Muito Obrigada à FCamara e toda a equipe que participou junto conosco.

P.S.: o problema proposto e as informações recolhidas são resultados de uma rotina pré pandemia — estamos na torcida que em breve esse dia a dia possa ser restaurado e o Fifo ser o sucesso que ele promete :)

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store